Reportagem da Gazeta mercantil dizendo sobre investimentos da Klabin em energia limpa (post 06)

May 27, 2009 at 11:31 pm Leave a comment

SÃO PAULO, 2 de março de 2009 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, informou hoje que está investindo R$ 20 milhões na implantação de um sistema de produção de tall oil, subproduto do processamento de celulose de pínus, em sua Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Com isso, a empresa avança em seus projetos de produzir energia limpa, reduzindo o consumo de óleo combustível e, desta forma, a emissão de gases de efeito estufa, possibilitando também a obtenção de créditos de carbono em projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

Com o projeto, que tem conclusão prevista para o segundo semestre deste ano, a Klabin passa a ser a única empresa do setor de papel e celulose a fabricar o tall oil, que será usado para geração de energia elétrica, e também pode ser comercializado para ser usado na fabricação de breu, colas especiais e na indústria de sabões, esmaltes e tintas, entre outras aplicações.

A Unidade Monte Alegre da Klabin, reconhecida internacionalmente como fábrica ecológica, já se destaca na produção de energia a partir da utilização de biomassa, ou seja, dos resíduos de madeira originados da atividade florestal da Klabin e do Pólo Industrial de Telêmaco Borba. A fábrica também faz uso do metanol e do iodo obtido a partir do tratamento de efluentes como combustíveis alternativos.

“A produção de energia limpa é mais uma demonstração de que, independentemente do cenário, a Klabin não se desvia do caminho da sustentabilidade”, afirma o diretor industrial da Unidade Monte Alegre, Arthur Canhisares.

O gerente de Recuperação e Utilidades da Unidade Monte Alegre, Marcelo Gasparim, afirma que, além dos benefícios ambientais, o novo sistema de produção de tall oil trará melhorias no processo produtivo possibilitando melhor rendimento e maior estabilidade na fábrica. Hoje a auto-suficiência energética da fábrica chega a 70%. (Redação – InvestNews)

logo_gazetamercantil

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Klabin (post 05) Uma rápida análise do comportamento das ações da Klabin no mercado financeiro (post 07)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendar

May 2009
M T W T F S S
     
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d bloggers like this: