Klabin (post 05)

May 6, 2009 at 11:56 pm Leave a comment

RECICLAGEM NA KLABIN

A Klabin, como a maior recicladora de papel do Brasil, possui a capacidade anual para reciclar 325 mil toneladas de resíduos de papéis, produzindo 17% do papel reciclado utilizado na brasileira de papelão ondulado.

Os efeitos dessa iniciativa são claros: redução da necessidade de fibra virgem, do volume de lixo urbano, dos custos de produção. Ainda há a geração de renda para toda a cadeia de reciclagem.

É importante ressaltar que as fibras têm capacidade limitada de reciclagem, considera-se o limite entre 5 a 7 ciclos. A cada reciclagem elas perdem tamanho, flexibilidade e a capacidade de ligação, por isso a continuação da produção de fibras firgens é necessária.

Os papéis reciclados pela Klabin são utilizados, principalmente, em suas fábricas convertedoras de embalagens de papelão ondulado.

Do montante dos papéis reciclados pela empresa, 72 mil toneladas são provenientes das suas 9 fábricas convertedoras de embalagens. São refiles (aparas) gerados no processo de produção que retornam para reciclagem. Entretanto, o maior volume de fornecimento vem do mercado, por meio dos aparistas (empresas que comercializam aparas).

Esse processo representa importante contribuição social, dando trabalho a milhares de catadores em todo o país. Esse objetivo é reforçado com a participação no Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), associação mantida por empresas privadas de diversos setores e dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. A atuação do Cempre busca conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem, com o apoio de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados.

A Klabin é a primeira empresa da América Latina a ter toda a cadeia de produção certificada pelo FSC – Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal), atestando que o manejo florestal, a fabricação do papel e a produção do papelão ondulado ocorrem de forma sustentável. Foram também certificados os processos fabris de reciclagem das quatro plantas da empresa: Goiana (PE), Guapimirim (RJ), Ponte Nova (MG) e Piracicaba (SP), maior planta recicladora de papéis do país.

A Empresa faz o ciclo completo de reciclagem:

A reciclagem de papel é uma prática sustentável e otimiza o consumo de recursos naturais, reduz o volume dos sanitários e ainda gera renda. As fases do processo industrial de reciclagem da Klabin são:

  • 1) coleta, seleção e vendas das aparas;
  • 2) produção do papel: as aparas são “desagregadas” em um equipamento conhecido como “hidrapulper”, que com a ajuda de água separa as fibras, transformando-as em uma mistura homogênea que depois de refinada é transformada em bobinas de papéis;
  • 3) conversão do papel em embalagens de papelão ondulado;
  • 4) os refiles e refugos provenientes do processo de produção das embalagens e do mercado retornam para as unidades de papel reciclado, dando início a um novo ciclo;

A Klabin é também uma das maiores recicladoras mundiais de embalagens Tetra Pak, para quem fornece papel cartão com exclusividade no Brasil e no Mercosul. Com capacidade anual de 28 mil toneladas de embalagens longa vida, esse processo é realizado na unidade de Piracicaba, em São Paulo, onde as embalagens são recicladas, com aproveitamento integral das fibras de celulose. O resíduo desse processo – plástico e alumínio – é encaminhado para EET (Environmental Edge Technology), uma usina de reciclagem também em Piracicaba, que permite separar o alumínio e o filme de polietileno com o uso da tecnologia a Plasma. A unidade tem capacidade para recuperar uma tonelada de plástico e alumínio por hora – o que equivale à reciclagem de 32 mil toneladas de embalagens longa vida por ano. Anualmente, a unidade chega a produzir cerca de 6,4 mil toneladas de parafina e 1,6 mil toneladas de alumínio.

Tecnologia Plasma e Compromisso com a Reciclagem

A participação no desenvolvimento pioneiro da tecnologia a Plasma para a reciclagem embalagens longa vida é um exemplo do compromisso da Klabin com a reciclagem e a redução de impactos ambientais.

Fruto de uma parceria entre Klabin, Tetra Pak, Alcoa e TSL Ambiental, foi inaugurada, em maio de 2005, a empresa EET separa o alumínio e o plástico que compõe a embalagem cartonada.

O uso da tecnologia a Plasma na reciclagem de embalagens longa vida traz grandes benefícios. Sob o aspecto do Meio Ambiente, por exemplo, ocorre a diminuição de resíduos nos aterros industriais, já que 28 mil toneladas de embalagens estão agora sendo recicladas. Já sob o aspecto social, ocorre um incremento na renda de catadores, que se beneficiam do maior valor agregado das embalagens longa vida.

O conceito e modelo de gestão praticada no Projeto Plasma procura atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras. É a execução prática dos preceitos do Desenvolvimento Sustentável, com efeitos econômicos, sociais e ambientais, possibilitando processos mais eficientes, mais empregos, melhores produtos e serviços, ao mesmo tempo em que reduz o uso de recursos, a geração de resíduos e a poluição ao longo de toda a cadeia.

Para desenvolver a tecnologia e instalar a usina, as empresas investiram mais de R$ 13 milhões.

Conheça os produtos reciclados da Klabin

Conheça as unidades de papel reciclado da Klabin

  • Klabin é a maior recicladora de papéis do Brasil com capacidade de reciclagem de 325 mil toneladas de papel por ano, tendo plantas de reciclagem em Ponte Nova (MG), Guapimirim (RJ), Piracicaba (SP) e Goiana (PE).
  • A empresa usa cerca de 60% de papéis reciclados na produção de suas caixas de papelão ondulado. Anualmente, são utilizadas 520 mil toneladas de papel para fabricação de embalagens e, desse total, 210 mil toneladas referem-se a papéis de fibra virgem e 320 mil toneladas de papel reciclado.

Entry filed under: Uncategorized.

klabin (post 02) – perdido Reportagem da Gazeta mercantil dizendo sobre investimentos da Klabin em energia limpa (post 06)

Leave a comment

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendar

May 2009
M T W T F S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts